quarta-feira, 11 de novembro de 2009

C.Pinto - 12 Nov.'91 was a massage of Unfinieshed Struggle for Independance

Dili - O Massacre do dia 12 de Novembro de 1991 faz hoje o seu 18 aniversario. Mortos estao homenageados em varios pontos do Pais e fora de Timor Leste. Mais um momento chave da resistencia timorense pela "ukun rasik-an". Foi um acto simbolico e memoravel para alem da revolta do Dom Boaventura em Manufahi em 1959 (primeiros sinais que abriram caminhos para lutas posteriores pela independencia) e a declaracao unilateral pela independencia da Fretilin que durou apenas poucos dias antes da invasao militar ilegal da Indonesia em 1975.


Constancio Pinto, o principal mentor da organizacao da minfestacao do dia 12 de Novembro de 1991 lembrou no seu livro - East Timor Unfinished Struggle publico em Boston, USA em 2006 que nunca esperava ABRI - Forca de Defesa Indonesia estacionada em Dili ia abrir fogo contra uma manifestacao pacifica no cemiterio de Sta. Cruz Dili, mas entendeu que o acto barbaro da ABRI so reforca a resistencia pela auto-determinacao e constituiu uma chamada de atencao a camunidade internacional acerca da violacao dos direitos humanos em Timor Leste, ao mesmo tempo, dedicou uma mensagem especial aos lideres timorenses dentro e fora que nao desanimem, muito menos, deixar de alinhar com jovens, Falintil e o Comandante em Chefe Kay Rala Xanana Gusmao em levar avante a luta pela Independencia nos anos noventa.

Constancio Pinto, actual, Embaixador de Timor Leste em USA deu uma entrevista ao Suara Timor Leste (STL) acerca do Massacre de Sta. Cruz e publicado Tetum no Forum Haksesuk na sua edicao de 11 de Novembro de 2009.

Forum Feto Global

Sem comentários:

Enviar um comentário

counter for blogger
FETO-ALOLA FETO-ONU REDE-FETO FETO-EDUCA SAI-FETO FETO-JOVEM FETO-TIMOR FETO-LINKS