terça-feira, 5 de janeiro de 2010

2010 - Qual e' a Luta Feminina contra Pobreza e Exclusao Social?

Qual é o plano das mulheres timorenses contra a pobreza e Exclusao Social no ano 2010? Uma questao levantada pela Secretaria do Estado para a promocao da Igualdade de Timor Leste, Dra. Idelta Rodrigues em 2009 Belfast, que "as mulheres timorenses nao deviam perder voo nesta caminhada de construcao e edificacao do Estado de Direito Democratico" atraves da participacao na vida publica...".

Em qualquer canto do mundo, o primeiro dia do Ano é um dia de ressaca para todos, para quem foi festejar, para quem bebeu demais, para quem se deitou tarde, para quem não teve onde ir e para tantos outros por outras razões nao puderem passar tanto o Natal, fim do ano e o Ano Novo com familiares. A seguir a esta euforia desmedida e desmesurada, segue a depressão da realidade e de mais um ano em cima dos ombros. Ha que considerar que o ANO NOVO 2010 nao veio para resolver todos os problemas pendentes do ano passado...,mas em fim, recolocar a nossa frente os velhos e novos desafios de sempre, lutar para ter uma vida melhor e mais....

Este ano para os europeos é o Ano Ano Europeu contra a Pobreza e exclusão Social. Independentemente disso, começa hoje, uma nova etapa na agenda de muitos, inclusive mulheres, as estimativas dos novos pobres, efeito da crise global.

Faltam tres meses para a celebracao do Dia Internacional da Mulher, qual o plano da mulher para combater a pobreza estrutural e a exclusao social? O dia 8 de Marco foi um dia dedicado as mulheres de tudo mundo, tem origem nas manifestações femininas por melhores condições de trabalho e direito de voto, no início do seculo XX, na Europa e nos Estados Unidos.

A data foi adoptada pelas Nacoes Unidas em 1975, para lembrar tanto as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres como as discriminações e as violências a que muitas mulheres ainda estão sujeitas em todo o mundo.

Numa analise critica, citamos como exemplo a manifestação no Dia Internacional da Mulher, em Barcelona, 2009. Desde então, a data também tem sido utilizada para fins meramente comerciais, perdendo-se parcialmente o significado original. E voces, mulheres timorenses nao querem alinhar?
.

Sem comentários:

Enviar um comentário

counter for blogger
FETO-ALOLA FETO-ONU REDE-FETO FETO-EDUCA SAI-FETO FETO-JOVEM FETO-TIMOR FETO-LINKS