quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Dom Carlos F. Ximenes Belo, SDB escreveu a ONU pedir Referendum 1999

Loron hat tan ita Timor oan sei selebra tinan 10 loron Referendum iha ita nia rai doben Timor.Amo Bispo Belo haruka mai hau i hau aproveita publika karta nebe Amo Bispo Carlos Filipe Ximenes Belo hakerek ba Sekretariu Jeral ONU, DR. Javier Perez de Cuellar, iha loron 6 fulan Fevereiru tinan 1986 hodi husu Nasoens Unidas atu organiza REFERENDUM ida iha Timor...www.celcooliveiratimor.blogspot.com
------------------------------------------------
Dili, 6 de Fevereiro de 1989
Ex.mo Senhor DR. Javier Perez de Cuellar Dig. mo Secretário-Geral das Nações Unidas New York
Excelência:
Antes de tudo apresento-lhe os meus sinceros e respeitosos cumprimentos.Tomo a liberdade de escrever a Sua Excelência o Senhor Secretário-Geral para levar ao seu conhecimento que o processo de descolonização de Timor Português ainda não está resolvido pelas Nações Unidas e convém não deixá-lo no esquecimento. Para nós o Povo de Timor, pensamos que temos de ser consultados sobre o destino da nossa Terra. Por isso, como responsável da Igreja Católica e como cidadão de Timor, venho pedir ao Senhor Secretário-Geral para iniciar em Timor o processo de descolonização mais normal e democrática que é a realização de um REFERENDUM.O Povo de TIMOR tem de ser ouvido através de um plebiscito quanto ao seu futuro. Até agora, o povo ainda não foi consultado. São os outros que falam em nome do Povo. É a Indonésia que diz que o povo de Timor já escolheu a Integração. Portugal quer deixar ao tempo a resolução do problema. E nós vamos morrendo como povo e como nação.Sua Excelência é um defensor dos direitos humanos. Peço-lhe que demonstre por actos o respeito pelo espírito e pela letra da Carta das Nações unidas, que concede a todos os povos deste planeta o direito a decidir o seu próprio destino, livre, consciente e responsavelmente.Excelência, não há maneira mais democrática de conhecer o supremo desejo do Povo de Timor Oriental do que realizar um Referendum para Timor, Referendum esse organizado pelas Nações Unidas.
Senhor Dr. Perez de Cuellar, agradecendo toda a simpatia e atenção para com o Povo de Timor, termino renovando os meus cumprimentos e formulando votos de alta consideração.
Mto. dedicado no Senhor,
Carlos Filipe Ximenes Belo
Administrador Apostólico de Dili

Sem comentários:

Enviar um comentário

counter for blogger
FETO-ALOLA FETO-ONU REDE-FETO FETO-EDUCA SAI-FETO FETO-JOVEM FETO-TIMOR FETO-LINKS